Política Cultural | ((( Goiás )))

Por Fabíola Morais

Convite aos alunos, ex-alunos, colegas professores do departamento de Artes, Arquitetura e Design da PUC e também aos amigos :

As políticas públicas para a área da cultura do Estado de Goiás e da cidade de Goiânia têm estado bem aquém tanto do nosso potencial de produção quanto da necessidade geral da população de ter a ((( oportunidade ))) de assistir, ler, ver e ouvir a expressão artística de seus próprios valores comuns.

A ação do governo de cortar o teto de captação da lei goyazes pela metade (quando o compromisso de campanha era dobrar) reflete essa precariedade e a existência do Centro Cultural Oscar Niemayer como tem existido ha tanto tempo, da visualidade a essa questão que está para muito além de um problema de gestão financeira : é a falta de cultura retro-alimentando a falta de apoio à cultura. É a inauguração precedendo o funcionamento. É a aparência roubando a energia da essência.

Perdem os produtores, artistas, técnicos e fornecedores; perde o próprio estado que não consegue enxergar nesse setor uma atividade econômica valiosa sem efeitos colaterais destrutivos; MAS, principalmente, perdem aqueles que nem alcançaram a condição de saber o que estão perdendo.

Contudo, repetindo a máxima de que é em situação de extrema dificuldade que surgem as melhores civilizações, tem crescido em torno do problema uma mobilização ” civil ” sem precedentes, daqueles que não querem se contentar mais com esse ” pouco “.
Tal reação está expressa no fortalecimento do Fórum Permanente de Cultura, que, entre outras coisas importantes, está promovendo uma manifestação pública para o dia 1 de abril com o objetivo de ampliar a questão em seu mérito e alcance.

Entendo que essa é uma reação importante e necessária em termos de saúde social mesmo se o governo estivesse funcionando. Por isso o convite para estarem na manifestação, para que saibam o que é o fórum e, mais do que tudo, para que reflitam sobre a diferença entre as sociedades que valorizam a arte e as que não.

Fabíola Morais
artista plástica e professora do curso de Design/PUC

http://goiastexas.com.br/

Anúncios
This entry was posted in Uncategorized by FPCGO. Bookmark the permalink.

About FPCGO

O Fórum Permanente de Cultura é um movimento que surgiu em Goiânia no final dos nos anos 90 e teve como principal resultado de luta a aprovação das leis de incentivo à cultura em Goiânia e em Goiás. À época, o movimento se reunia todas as terças-feiras no Centro Cultural Martim Cererê onde planejava ações políticas e exercia o debate permanente em defesa da cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s